Tratamento com luz aumenta satisfação sexual

Pedro.Saude - 22 de setembro de 2016 - 10:58

Tratamento com luz aumenta satisfação sexual

Experimento com caixa de luz que simula o sol elevou a testosterona de homens com baixa libido

(CCM SAÚDE) — Homens com problemas físicos e hormonais que acarretam redução do desejo sexual poderão ser tratados com a exposição à luz intensa, similar ao sol. Essa é a expectativa de pesquisadores da Universidade de Siena, na Itália, que demonstraram a eficácia do tratamento em estudo pioneiro.

Ao todo, 38 voluntários, todos homens, com baixa libido participaram do teste. Eles eram expostos à luz durante 30 minutos por dia durante duas semanas. Metade recebeu luz intensa enquanto os outros foram expostos a níveis de luminosidade muito inferiores. Ao final da terapia, os homens do primeiro grupo apresentaram taxas de satisfação sexual três vezes maior do que a anterior. Os demais não tiveram alterações significativas.

Além disso, aqueles expostos à caixa de luz intensa praticamente dobraram sua concentração do hormônio testosterona, associado ao desejo sexual. Antes do experimento, o nível médio era de 2,1 nanogramas por mililitro. Depois, o valor subiu para 3,6 ng/ml. No grupo sem o tratamento, não houve registro de alta.

O tratamento de caixa de luz - também chamado de luminoterapia - é um procedimento já utilizado para a recuperação de pacientes com um tipo de depressão chamado transtorno afetivo sazonal, comum em invernos rigorosos no Hemisfério Norte, onde a incidência de sol pode ser muito baixa durante longos períodos.

Foto: © Mr.Exen - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter