Inflamação do cólon - Definição

Definição de inflamação do cólon

O cólon é um órgão digestivo que pode estar sujeito a uma inflamação, podendo ser aguda ou até crônica. A colite, ou enterocolite, pode ser causada por uma infecção bacteriana, viral, parasitária, causada por medicamentos, ou diversas outras causas. Ela pode ser consequência de uma inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas localizadas na parede do cólon.

Existem duas grandes doenças inflamatórias crônicas do cólon que são muito próximas uma da outra: a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa crônica. Essas duas doenças têm em comum a manifestação em forma de crises intercaladas por períodos sem nenhum sintoma. Em ambos os casos, são encontrados sangramentos, dores no ventre, e diarreias. A colonoscopia é um exame bastante utilizado na exploração do cólon.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Inflamação do cólon - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade