Intestino delgado - Definição

Definição de intestino delgado

O intestino é uma parte do aparelho digestivo composto de duas partes anatomicamente distintas: o intestino delgado e o intestino grosso ou cólon. O intestino delgado é um tubo com dobras e diversos metros de comprimento que se segue ao estômago e se prolonga pelo cólon. O intestino delgado é composto de 3 segmentos: o duodeno que é sua parte inicial com uma estrutura imóvel de 25 centímetros de comprimento realizando conexões com o pâncreas; seguido do jejuno e depois do íleo. O conjunto dessas duas estruturas mede em média seis metros.

O intestino delgado possui a função de acompanhar a digestão dos alimentos e absorver os nutrientes vindos desse processo de degradação, o que é favorecido pelo seu comprimento e sua mucosa que reveste as dobras. Os nutrientes passam então para a circulação sanguínea e podem ser fornecidos aos diferentes órgãos.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Intestino delgado - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade