Litíase oxálica - Definição

Abril 2018


Definição de litíase oxálica

A litíase oxálica é um tipo de cálculo que pode ser responsável por litíases urinárias. Os cálculos são compostos de cristais de oxalato de cálcio. Atualmente, se trata do principal tipo de cálculo responsável pela litíase urinária, principalmente nos países industrializados relacionado a modificações alimentares. Eles podem estar presentes na bexiga, mas mais frequentes nos rins ou na uretra. A litíase oxálica pode provocar crises de cólicas nefríticas muito dolorosas pelo isolamento do cálculo nas vias urinárias o que os coloca em tensão. Os cálculos podem ser eliminados de maneira espontânea pela urina ou em ambiente hospitalar, a partir de técnicas de ultrassom ou cirurgias. A natureza destes cálculos devem ser investigados e o exame mais utilizado para este fim é a espectrometria infravermelha.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de fevereiro de 2018 às 11:17 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Litíase oxálica - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Líquido nos pulmões - Definição
Lombocruralgia - Definição