Doença do cólon - Definição

Definição de doença do cólon

A doença do cólon é uma disfunção que atinge o cólon, também chamado intestino grosso, a porção do tubo digestivo situado entre o intestino delgado e o reto. Diferentes tipos de lesão podem ser responsáveis por patologias do cólon, como a presença de pequenas saliências em sua parede interna, chamadas pólipos, que podem ser benignos ou, por vezes, serem lesões pré-cancerosas.

Do mesmo modo, os divertículos, tipo de bolsas desenvolvidas em detrimento da parede do cólon podem existir: falamos de diverticulose, que em caso de inflamação dos divertículos, pode causar uma diverticulite ou sigmoide diverticular, doença inflamatória aguda do cólon.

Doenças inflamatórias de evolução crônica são também possíveis nesta região, como no caso na doença de Crohn ou da retocolite ulcerativa. DIstúrbios funcionais podem também entrar no quadro da colopatia funcional ou síndrome do cólon irritável, e cânceres cólicos são também patologias possíveis. Um exame de imagem, como uma tomografia, ou um exame endoscópico chamado colonoscopia permitem o diagnóstico das doenças do cólon.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Doença do cólon - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade