Mal estar vagal - Definição

Definição de mal estar vagal

O mal estar vagal é uma forma de mal estar muito comum e geralmente sem gravidade. Os sintomas são comumente uma sensação de desconforto e de angústia com sentimentos de perda de consciência iminente. Geralmente, um mal estar vagal é acompanhado ou precedido por pródromo - sinais que anunciam o mal estar. São classicamente descritos como palpitações, problemas visuais como um véu preto diante dos olhos, vertigens, fraqueza generalizada, suores, tremores, formigamentos, rubores e a percepção que ocorrerá perda da consciência.

Às vezes, pode levar à inconsciência transitória. A pessoa geralmente relembra acontecimentos que levaram à inconsciência. O mal estar se dá devido a uma disfunção do sistema vagal: ocorre um retardamento do ritmo cardíaco, o que ocasiona o mal estar. Isso pode acontecer facilmente, por exemplo em seguida a uma emoção forte. É totalmente benigno e não necessita de nenhum tratamento. Um exame mínimo para investigar uma outra causa do mal estar deve ser feito em caso de repetições de crises ou em caso de sintomas não típicos.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Mal estar vagal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade