Como usar a tabela chinesa

A tabela chinesa é uma maneira simples e rápida de descobrir o sexo do bebê. É preciso apenas reunir algumas informações sobre a gravidez e a gestante para, então, chegar ao resultado.

Definição

Segundo uma lenda de mais de 700 anos, a idade lunar da mãe permite descobrir se o sexo do bebê é masculino ou feminino. Muitas pessoas utilizam a tabela chinesa até hoje para descobrir o sexo da criança ainda no ventre, pois há quem diga que esse teste, se feito corretamente, tem 100% de acerto.

Como calcular a idade lunar

Para descobrir o sexo do bebê pela tabela chinesa, a gestante deve, antes de tudo, calcular sua idade lunar. Para isso é preciso ter em mãos as seguintes informações: idade da mulher no momento da concepção, o mês do seu aniversário e se nasceu de 9 meses ou prematuramente.

A idade lunar corresponde à idade da mulher quando engravidou + 1, desde que não tenha nascido em janeiro ou fevereiro. Quem nasceu nesses dois meses não precisa acrescentar 1 à sua idade.

Por exemplo: se a mulher engravidou com 27 anos e nasceu no mês julho, sua idade lunar é 28, porém, se ela engravidou em janeiro ou fevereiro, sua idade lunar é 27.

Importante: mães que nasceram prematuramente devem fazer os cálculos de maneira diferente, calculando a idade lunar de acordo com a data em que ela deveria nascer. Por exemplo: se a mulher deveria ter nascido em março, mas nasceu com 7 meses em janeiro, ela deverá acrescentar 1.

Como funciona a tabela chinesa

Depois de calcular a idade lunar, é bastante fácil descobrir o sexo do bebê. Basta olhar na tabela abaixo: os números à esquerda correspondem à idade lunar da mulher (no momento da concepção) e os números no alto da tabela correspondem ao mês em que o bebê foi concebido.

Se do cruzamento da coluna e da fila der a cor rosa significa que a gestante terá uma menina. Porém, se aparecer a cor azul, o bebê será do sexo masculino. Por exemplo, se a idade lunar da gestante é 28 e que ela engravidou novembro, de acordo com a tabela, ela terá um menino. (Clique na imagem para ampliá-la).

Foto: © Wisiel - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como usar a tabela chinesa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade