Como tratar a unha encravada

A unha encravada, também conhecida como onicocriptose, é uma inflamação que surge quando a borda lateral do dedo é ferida pela unha. Em geral, atinge os pés, principalmente o dedão, e causa inchaço, dor, vermelhidão e pus.

Por que a unha encrava?

As causas da unha encravada são diversas, mas as principais são cortes errados das unhas, traumas na região ou sapatos muito apertados. Nessa situação, a pele forma uma barreira que impede o crescimento da unha, que acaba perfurando as camadas epiderme e derme.

Unha encravada com pus

A unha encravada com pus deve ser avaliada por um médico dermatologista, já que seu tratamento inclui o uso de pomadas antibióticas e corte da unha. Em alguns casos, é necessário levantar a unha e inserir algodão ou gaze para facilitar o seu crescimento.

Podólogos também cuidam da unha encravada com pus, porém, se houver necessidade de ingerir algum tipo de medicamento, é importante que se conte com o auxílio e avaliação de um especialista.

Unha encravada inflamada

Quando já existe uma unha encravada e os pés são submetidos a calçados que deixam o local quente e úmido é comum que surjam inflamações decorrentes da ação de bactérias e fungos. Denominada paroníquia, a unha encravada inflamada deve ser tratada o quanto antes, especialmente em pacientes diabéticos ou com problemas de circulação.

Como tratar a unha encravada

O tratamento para unha encravada depende da situação do problema. Há desde ações caseiras até pequenas cirurgias feitas por médicos, que cortam a unha aliviando os sintomas de inchaço e dor. Pomadas antibióticas, analgésicos, protetores de dedo ou até a remoção da unha são medidas adotadas para tratar a unha encravada.

Remédio para unha encravada

Os remédios para unha encravada inflamada mais receitados pelos médicos são os antibióticos orais. Em geral, eles são indicados para pessoas que têm um sistema imunológico mais enfraquecido e que não responderam às pomadas antibióticas. Nomes como Ampicilina, Amoxicilina e Vancomicina - vendidos com receita médica - são alguns exemplos.

Pomada para unha encravada

A pomada para unha encravada ou creme antibiótico são muito prescritos para aliviar a inflamação e reduzir as chances de infecção. Em geral, ela deve ser aplicada até 3 vezes ao dia, porém instruções médicas são fundamentais de acordo com cada caso. Outro aspecto importante é manter o dedo com a unha encravada isolado dos demais, utilizando um curativo após aplicar a pomada.

Cirurgia de unha encravada

A cirurgia para unha encravada é a última medida para tratar esse problema. Em geral, ela é recomendada quando as unhas encravam com frequência e tratamentos convencionais não mais funcionam. Feita com anestesia local, a cirurgia de unha encravada não retira toda a unha na maioria das vezes, utilizando apenas um ácido, como nitrato de prata, para destruir parte da unha encravada.

Foto: © Vetores - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como tratar a unha encravada', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.