Buscopan composto: para que serve e como tomar

Buscopan composto é um medicamento antiespasmódico e analgésico indicado para os quadros de dores abdominais e cólicas intensas. A droga é encontrada em comprimidos de 10 miligramas. Buscopan composto em gotas teve sua produção interrompida.


Para que serve (indicação)

Buscopan composto faz parte da família de medicamentos Buscopan, que também conta com Buscoduo. Diferenças na composição de cada droga garantem efeitos diferentes a cada um dos produtos. Por conter dipirona, Buscopan composto é indicado para as dores abdominais e cólicas menstruais mais intensas. Buscoduo, com adição de paracetamo, é para os quadros moderados e Buscopan para as dores leves.

Como tomar (posologia)

A dosagem recomendada de Buscopan composto é de um ou dois comprimidos em frequência de três ou quatro vezes por dia. O uso prolongado é contraindicado. Além disso, idosos e pessoas com funcionamento anormal dos rins e fígado devem reduzir a dose e evitar ainda mais o uso de Buscopan composto por muitos dias.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns são tontura, boca seca e redução da pressão arterial. Há ainda efeitos bastante raros, tais como oligúria e anúria (redução e interrupção da produção de urina, respectivamente), reações cutâneas, insuficiência renal aguda e trombocitopenia (diminuição da taxa de plaquetas no sangue).

Contraindicações

As contraindicações de Buscopan composto são para pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da droga e portadores de glaucoma, taquicardia e aumento do volume da próstata, entre outras condições mais raras.

Para grávidas, o medicamento não deve ser usado no primeiro trimestre de gestação. Entre o quarto e o sexto mês, é preciso autorização médica para determinar se os benefícios de Buscopan composto superam os riscos. Já no terceiro trimestre de gravidez, o medicamento pode causar graves danos à saúde do bebê. Para lactantes, o uso também não é indicado.

Composição

Cada comprimido de Buscopan composto contém 10 mg de butilbrometo de escopolamina e 250 mg de dipirona mais excipientes (dióxido de silício, povidona, lactose monoidratada, amido, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, álcool etílico, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio, simeticona e álcool isopropílico).

Foto: © Portogas D Ace - Shutterstock.com
Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 11 de abril de 2018 às 06:42 por Bruna.CCM.
Este documento, intitulado 'Buscopan composto: para que serve e como tomar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Buscopan: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
Pantogar: para que serve, como tomar e efeitos colaterais