Buscoduo: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Faça uma pergunta
Buscoduo é um medicamento da família Buscopan indicado para o alívio de dores abdominais e cólicas de intensidade moderada. O remédio só é encontrado na forma de comprimidos.


Para que serve (indicação)

O Buscoduo é indicado para o alívio e tratamento das cólicas menstruais e dores na região do abdômen que apresentem intensidade moderada. Ele possui ação analgésica e antiespasmódica. Da mesma família Buscopan trata as dores leves enquanto Buscopan composto é prescrito para os casos de dores intensas.

Como tomar (posologia)

A dose diária recomendada de Buscoduo é de um ou dois comprimidos a cada oito horas, não podendo ultrapassar os seis comprimidos por dia. Também não se deve tomar Buscoduo por mais de três dias. Caso os sintomas persistam após esse período, consulte novamente seu médico.


Atenção: Buscoduo não deve ser tomado sem prescrição e acompanhamento médicos. A automedicação é perigosa e pode provocar danos graves.

Efeitos colaterais

Normalmente, Buscoduo não provoca efeitos colaterais. No entanto, quando ocorrem, eles costumam ser leves. Nesses casos, os mais frequentes são transpiração excessiva, surgimento de manchas na pele, coceira, náusea e sensação de boca seca. Em quadros mais raros, também é possível a ocorrência de taquicardia, hipotensão (redução da pressão arterial) e aparecimento de manchas vermelhas na pele.

Contraindicações

O Buscoduo é contraindicado para pessoas com alergia a alguma substância presente na fórmula, bem como portadores de miastenia gravis, insuficiência hepática e intestino grosso dilatado. A droga também não é recomendada para gestantes enquanto seu uso por lactantes demonstra não afetar o bebê, embora os testes de segurança para mulheres amamentando ainda não sejam totalmente conclusivos. Também não se deve combinar Buscoduo com outros produtos à base de paracetamol. O medicamento é exclusivamente de uso adulto.

Composição

O Buscoduo é composto de 10 mg de butilbrometo de escopolamina e 500 mg de paracetamol mais excipientes (celulose microcristalina, carmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, poliacrilato, macrogol, talco, dióxido de titânio, simeticona).

Foto: © Radu Razvan Gheorghe - 123RF.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também