Profenid®: para que serve, posologia e efeitos colaterais

Profenid® é o nome comercial de um medicamento à base de cetoprofeno, um anti-inflamatório, analgésico e antitérmico. Ele é encontrado nas formas injetável, gel, gotas e comprimido.

Para que serve (indicação)

O Profenid® apresenta ação analgésica e anti-inflamatória. Portanto, ele é indicado para o alívio de qualquer forma de dor. Entre elas, dor de dente, dor de cabeça, dores musculares, dores articulares, dor ciática e dor abdominal. Ele também é utilizado para redução da febre por sua propriedade antitérmica.

Modo de uso (posologia)

Cada forma de Profenid® tem uma posologia específica. A dosagem também varia de acordo com o tipo de dor que estiver sendo tratada.

Atenção: a automedicação é perigosa e pode causar efeitos colaterais graves, bem como não promover os resultados esperados. Sempre consulte um médico e só utilize remédios prescritos por um especialista.

Profenid® injetável

Para a forma injetável, dissolva o conteúdo do frasco (100 mg de cetoprofeno) em 100 ou 150 mililitros de solução isotônica de glicose ou cloreto de sódio. A administração é intravenosa lenta (cerca de 20 minutos) e deve ser feita por um profissional de saúde.

Profenid® em gel

O medicamento deve ser aplicado sobre a área dolorida duas ou três vezes ao dia. A quantidade vai depender do tamanho da área lesionada, mas não deve exceder 15 gramas por dia.

Profenid® em gotas

A dose varia com a idade e o peso do paciente já que Profenid® em gotas é de uso pediátrico. Entre 1 e 7 anos, usar uma gota por quilo da criança três ou quatro vezes ao dia. De 7 a 11 anos, dar 25 gotas. Acima desta idade, a indicação é de 50 gotas.

Profenid® em comprimido

As cápsulas de 50 mg de Profenid® podem ser usadas de duas formas: dois comprimidos duas vezes ao dia ou um comprimido três vezes ao dia. Também há o Profenid® Entérico (100 mg) que, em geral, é tomado um comprimido duas vezes ao dia. Já o Profenid® Retard (200 mg) recomenda-se um comprimido por dia.

Efeitos colaterais

Os únicos efeitos colaterais do Profenid® classificados como comuns (de 1% a 10% de incidência) são dor abdominal, náusea e vômito. Já os incomuns (de 0,1% a 1%) são dor de cabeça, sonolência, tontura, prisão de ventre, diarreia, gastrite, coceira na pele.

Contraindicações

Profenid® é contraindicado para pessoas com alergia ao cetoprofeno, pacientes com histórico de úlcera péptica, perfuração gastrointestinal, insuficiências cardíaca, hepática e renal e mulheres no terceiro mês de gestação. Menores de 12 anos só devem utilizar o Profenid® em gotas. Lactantes também devem evitar o medicamento e idosos precisam ajustar a dosagem para o mínimo necessário.

Composição

O Profenid injetável contém frascos com 100 mg de cetoprofeno mais excipientes (hidróxido de sódio, glicina e ácido cítrico monoidratado). Cada grama do Profenid em gel possui 25 mg de cetoprofeno mais excipientes (carbômer, trolamina, essência de lavanda, álcool etílico 96º GL, água purificada).

O Profenid em gotas contém 20 mg de cetoprofeno por mililitro da solução mais excipientes (polissorbato 80, arginina, metilparabeno, aroma de morango, ácido cítrico anidro, sacarina sódica di-hidratada, ciclamato de sódio, propilenoglicol, hidróxido de sódio e água purificada). Já cada comprimido possui 50 mg de cetoprofeno mais excipientes (lactose monoidratada e estereato de magnésio).

Foto: © Maria Kovalets - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Profenid®: para que serve, posologia e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade