Epiduo®: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Epiduo® é um medicamento à base de adapaleno e peróxido de benzoíla utilizado contra a acne. Ele é encontrado em drogarias na forma de gel.

Para que serve (indicação)

Epiduo® está indicado para o tratamento tópico da chamada acne vulgar, ou seja, a acne associada à produção excessiva de gordura na pele, obstruindo os poros. É bastante comum, principalmente entre adolescentes.

Como usar (posologia)

Epiduo® é de uso exclusivamente tópico. Deve ser aplicada uma fina camada do produto sobre as áreas lesionadas uma vez ao dia, antes de se deitar e após lavar bem a pele. Deve-se evitar o uso do produto perto dos olhos, lábios e narinas.

Atenção: Epiduo® só deve ser utilizado sob prescrição médica. Não faça uso por conta própria deste produto nem interrompa ou continue o tratamento sem conhecimento do seu dermatologista.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais comuns, aqueles que afetam de 1% a 10% dos pacientes fazendo uso de Epiduo®, afetam principalmente a pele, tais como pele seca, dermatite de contato irritativa, ardência, irritação da pele, eritema e esfoliação da pele.

Contraindicações

Epiduo® é contraindicado para pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula e menores de 9 anos. Grávidas e lactantes só devem utilizar Epiduo® sob recomendação médica e realizando algumas restrições. Não se deve aplicar o produto sobre regiões da pele que tenham sofrido lesões, como cortes ou arranhões.

Composição

Cada 1 grama de Epiduo® contém 1 miligrama de adapaleno e 25 mg de peróxido de benzoíla mais excipientes (docusato de sódio, edetato dissódico, glicerol, poloxâmer, propilenoglicol, copolímero de acrilamida/acriloildimetiltaurato de sódio, iso-hexadecano, polissorbato 80, oleato de sorbitana e água purificada).

Foto: © motorolka - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Epiduo®: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.