Hérnia de disco


Definição

A hérnia de disco é um problema que afeta os discos situados entre as vértebras. Esses discos exercem um papel de amortecer e permitem amenizar os choques, e favorecem a mobilização da coluna vertebral. Os discos desempenham papel no alinhamento das vértebras umas entre as outras. Uma hérnia de disco vai aparecer como uma saliência anormal, ou seja, uma exteriorização de um disco intervertebral.

Manifestações

a hérnia de disco se manifesta por:
  • Uma dor intensa situada em relação à área da hérnia;
  • A dor pode se estender na direção de uma zona de um membro, pois pode comprimir um nervo passando próximo do mesmo;

Em alguns casos, a hérnia não provoca nenhum sintoma.
As localizações mais comuns se situam nas vértebras mais baixas, principalmente os discos situados entre a 4a e 5a vértebra lombar e entre a 5a lombar e a 1a sacra. Em caso de hérnia cervical, ela pode também ser responsável por uma nevralgia cervicobraquial com sensação de formigamento chamadas de parestesias, principalmente na nuca podendo ir até o braço. Em caso de problemas nas últimas vértebras lombares, os sintomas poderão ser os de uma ciática com dores lombares podendo se prolongar na coxa e até os dedos do pé sobre o trajeto do nervo concentrado.

Diagnóstico

o diagnóstico é suspeitado com a descrição das dores pelo paciente, sua localização e reforçado pelo exame clínico. Exames complementares são prescritos:
  • Radio da coluna em relação à zona dolorosa;
  • Um scanner;
  • Ou um IRM.

Esses exames permitem confirmar o diagnóstico e localizar a hérnia.

Tratamento

o tratamento é baseado no repouso, na administração de analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares. Em alguns casos, injeções são necessárias. O tratamento geralmente é associado a sessões de fisioterapia. Uma intervenção cirúrgica pode ser considerada em caso de problema severo.

Prevenção

o surgimento de uma hérnia de disco pode ser prevenido pela aplicação de algumas precauções:
  • Preservar as costas durante atividades ou para carregar cargas pesadas (evitar se dobrar para frente, dobrar as pernas e se levantar devagar;

Praticar esportes leves para as costas: natação ou ciclismo por exemplo.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Hérnia de disco', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Hérnia crural
Hérnia hiatal