Infecções nosocomiais


Definição

as infecções nosocomiais são infecções contraídas durante uma estadia em um estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas...). Mais precisamente, falamos de infecção nosocomial quando essa não existia no paciente durante sua admissão, nem durante as primeiras 48 horas no hospital. Elas são causadas pela presença de germes ou bactérias no estabelecimento, e são transmitidas de diversas maneiras: defesas imunológicas fragilizadas, propagação por contato cutâneo ou transmissão cruzada entre doenças ou por via pessoal, uma infecção no nível de operação nos 30 dias seguintes à intervenção será considerado como nosocomial, até mesmo um ano após a colocação de um material estranho como uma prótese, uma válvula cardíaca, um estimulador cardíaco.

Diagnóstico

as infecções contraídas mais comumente pelos pacientes são na maior parte infecções urinárias. Se seguem geralmente as pneumonias, septicemias, e as infecções de feridas cirúrgicas. O diagnóstico consistirá, portanto em identificar a origem e o tipo de infecção, por um exame clínico e biológico dos sintomas com os exames complementares apropriados em caso de necessidade.

Tratamento

Como todos os sintomas divergem em função das bactérias presentes, o cuidado médico das infecções nosocomiais varia igualmente de um paciente para outro. Esses tratamentos, geralmente antibioticoterapias, são às vezes longos e difíceis e devem combater germes geralmente muito resistentes. Em caso de infecção nosocomial, uma sinalização à Agência Regional de Saúde e do CCLIN, uma equipe de higiene hospitalar deve ser feita.

Prevenção

Hoje problema de saúde e da sociedade, as infecções nosocomiais são objeto de importantes medidas de prevenção nas estruturas hospitalares. Uma parte dessas infecções podem ser evitadas através de medidas simples. Essas revelam antes de tudo a higiene geral do estabelecimento, graças a um conjunto de protocolos adaptados que devem ser aplicados às pelos pacientes, os funcionários e os visitantes: higiene das mãos, uso de máscaras, desinfecção e esterilização do material médico, medidas de isolamento em caso de germe contagioso...
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Infecções nosocomiais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Infecção urinária nas crianças
Infiltração no joelho