Queimações vaginais - Definição

As queimações na vagina podem ter várias origens. Elas podem ser causadas por uma vaginite, uma inflamação da vagina de origem bacteriana, parasitária ou micótica causada por um fungo, uma vulvite, lesões, uma irritação durante relações sexuais ou uma infecção sexualmente transmissível ou DST.


Definição de queimações vaginais

As queimaduras da vagina persistentes devem ser examinadas em uma consulta médica por um médico generalista ou um ginecologista para determinar a causa. Uma vez que essa causa seja identificada, um tratamento adaptado é prescrito.

Diagnóstico das queimações vaginais

Para identificar a causa das queimações vaginais, o médico ou ginecologista vai fazer uma série de perguntas sobre a higiene, relações sexuais e contracepção, seguidas por um exame clínico e ginecológico. A consulta poderá ser completada por um exame de sangue, análise de eventuais secreções vaginais ou raspagem.

Manifestações das queimações vaginais

As queimações vaginais se manifestam com dores e sensações de queimação na vagina. Essas dores podem se estender até a vulva, quando falamos, então, de vulvo-vaginite, em caso de inflamação identificada. As dores e queimações podem ser acompanhadas por coceiras, perdas ginecológicas, vermelhidões; irritações e odores desagradáveis.

Tratamento das queimações vaginais

A escolha do tratamento depende inteiramente do diagnóstico estabelecido pelo médico ou ginecologista. De acordo com a patologia, o tratamento será composto com antibióticos em casos de infecções e antifúngicos em casos de micoses.

A aplicação dos tratamentos é local e, portanto, em forma de pomada ou supositórios vaginais. Em caso de infecção sexualmente transmissível, um exame das outras DSTs deve ser feito e deve-se procurar também no(s) parceiro(s), mantendo relações protegidas enquanto se aguarda o resultado.

Prevenção das queimações vaginais

É possível limitar a aparição das queimações vaginais. Para isso, as mulheres devem fazer sua higiene íntima com um sabão alcalino ou de pH neutro, utilizar um lubrificante - se necessário - nas relações sexuais, favorecer as roupas íntimas de algodão e não usar calças apertadas todos os dias.

Foto: © GongTo - Shutterstock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 28 de dezembro de 2016 às 06:59 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Queimações vaginais - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Bronco-pneumopatia
Queimações digestivas