Angioma do fígado


Definição

os angiomas do fígado, igualmente chamados de hemangiomas ou angiomas hepáticos são tumores do fígado que se desenvolvem a partir de vasos sanguíneos do fígado. O angioma do fígado é um tumor benigno, formado de pequenas cavidades preenchidas com sangue. Em diversos casos, o tumor é múltiplo e ele é descoberto nos adultos entre 30 e 50 anos. O seu tamanho é geralmente inferior a 4 cm.

Manifestações

Na maioria dos casos, os angiomas do fígado são assintomáticos, ou seja, a pessoa que tem um angioma não declara nenhum sintoma e não se dá conta que ela mesma tem um angioma. Eles são descobertos por acaso, durante um IRM ou ultrassom realizados no caso de outras investigações médicas. Quando um angioma do fígado é descoberto, a biologia hepática é normal e o paciente não sente nenhum sintoma causado pelo angioma.

Diagnóstico

o diagnóstico não apresenta nenhuma dificuldade quando o paciente não sofre de uma doença de fígado. O angioma se descoberta geralmente por acaso durante um ultrassom abdominal ou IRM.

Tratamento

O tratamento para angioma do fígado é bem simples. Se percebemos que o angioma do fígado mede menos de 4 cm, a situação não requer nenhuma intervenção, e o acompanhamento não é necessário, uma vez que o tamanho desses angiomas é estável e as complicações são excepcionais. Se a lesão for superior a 4 cm, e se o contexto deixa parecer que um câncer ou uma cirrose podem estar envolvidos, procede-se a um exame de imagem. De qualquer forma, diante de um angioma comum sem complicações, com diagnóstico certeiro, nenhum acompanhamento é necessário.

Prevenção

Como o angioma do fígado é a consequência de uma má formação congênita não hereditária, não é possível preveni-lo ou evita-lo. Sendo assim, não existe nenhum exame para a prevenção específica de um angioma do fígado. Não é necessário ter medo já que ele é benigno e indolor além de sua evolução não apresentar complicações.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Angioma do fígado', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Angioma
Anorexia do recém nascido