Psoríase reumatoide


Definição

a psoríase reumatoide também chamada de reumatismo psorisíaco é uma patologia rara, que afeta às vezes a pele e as articulações. A psoríase reumatoide faz parte da categoria das doenças reumáticas inflamatórias crônicas. Ela se caracteriza pela presença de lesões psoriásicas em forma de placas vermelhas cobertas de escamas brancas. Na psoríase reumatoide, o problema articular afeta geralmente as enteses, parte dos tendões que se inserem nos ossos, e depois as articulações propriamente ditas. Ela afeta também as mulheres e também os homens, afetando geralmente o adulto de idade média, entre 30 e 55 anos. Na maioria dos casos, as lesões psoriásicas são presentes antes da aparição dos problemas articulares.

Manifestações

os sintomas da psoríase reumatoide são:
  • Lesões cutâneas geralmente de psoríase comum, o mais típico com manchas vermelhas cobertas por um depósito esbranquiçado e afetando principalmente as costas, joelhos e base das costas;
  • Uma inflamação de diversas articulações, da coluna vertebral, grandes articulações, ou articulações dos dedos e dos pés variando de acordo com a forma de reumatismo psoriásico;
  • Enrijecimento das articulações;
  • Às vezes dores;
  • Em algumas formas, a evolução para anquilose, imobilização progressiva de uma articulação, com possíveis deformações.

Diagnóstico

um exame físico e um interrogatório do paciente permitirão fazer o diagnóstico da psoríase reumatoide. De fato, a presença de uma psoríase cutânea associada à aparição de sintomas articulares orienta fortemente o diagnóstico. Exames biológicos serão somados a essa investigação, podendo colocar em evidência uma inflamação biológica. Os exames radiológicos servirão para inspecionar as zonas dolorosas para descobrir eventuais anomalias entre as quais a associação das lesões destrutivas e lesões reconstrutivas são também típicas.

Tratamento

o tratamento da psoríase reumatoide se baseia sobre a administração de anti-inflamatórios não esteroides, analgésicos, corticoides para lutar contra a inflamação e os sintomas doloridos. Um tratamento de reeducação por um fisioterapeuta é um recurso útil. Injeções locais de corticoides são igualmente possíveis. Por fim, algumas moléculas como o metotrexato, o sulfasalazino ou os anti-TNF alfa demostraram efeitos notáveis.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Psoríase reumatoide', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Psoríase
Psicose