Arritmia cardíaca


Definição

A arritmia cardíaca por fibrilação auricular simplificada no jargão médico pelo termo AC ou FA ou o acrônimo ACFA é o transtorno do ritmo mais comum cuja presença aumenta em relação á idade. Ela se apresenta como uma sucessão de contrações cardíacas rápidas e desordenadas nos átrios (auriculares). Os átrios são as duas partes que se situam na parte superior do coração e que recebem o sangue que eles por sua vez devem veicular para os ventrículos (na parte inferior). Em caso de fibrilação auricular, os átrios se contraem de maneira anormal o que causa uma desregulagem do pulso, ou seja, uma arritmia.

Manifestações

A arritmia cardíaca por fibrilação auricular não causa necessariamente sintomas. O pulso é irregular durante alguns minutos por algumas horas, ou o tempo todo, mas isso em si não causa nenhum problema. Palpitações (o fato de perceber os batimentos do seu coração) podem ser sentidas mas não de maneira sistemática. O ritmo cardíaco é acelerado e irregular, na casa dos 100 a 180 por minuto. Na ausência de complicações, esse é o único sinal visível" da ACFA. Enquanto isso
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Arritmia cardíaca', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Arritmia
Ascite