Causas do sangramento no pênis pós-sexo

A hematúria (sangue na urina) após uma relação sexual é algo que pode ocorrer tanto em homens como em mulheres por contaminação pelo sangue menstrual. No entanto, se esta não for a causa, é necessário realizar algumas pesquisas para identificar a origem do problema, que pode estar ligado a infecções, tumores, pólipos, doenças renais, malformações arteriais e venosas, entre outras. Nestes casos, é necessário consultar um urologista.

Principais causas do sangramento no pênis após o sexo

As infecções do trato urinário, cálculos urinários, tumores, traumas, tuberculose renal, atrito excessivo durante a relação sexual, pólipos, frênulo curto ou malformação arteriovenosa podem ser responsáveis pelo sangramento pela uretra após o sexo. O sangue no sêmen pode ser causado por inflamação, infecção, obstrução ou lesão em algum ponto do trato reprodutivo masculino. Ele pode indicar também algumas doença ou um problema dentro da uretra, dos testículos, epidídimo ou próstata.

A presença de sangue no sêmen é geralmente resultado de inflamação das vesículas seminais e tende a desaparecer espontaneamente. Muitas vezes, a causa não pode ser determinada. Se o sangue não desaparece e a ejaculação tem persistentemente a presença de sangue, devem ser feitos testes mais abrangentes como o sumário de urina, urocultura, cultura e análise do sêmen e ultrassonografia das vesículas seminais. A hematospermia é uma situação bastante rara e nem sempre é grave, mas que exige atenção, pois indica que algo está acontecendo dentro de você. Às vezes, a presença de sangue no esperma é tão pequena que nem se vê, mas quando é possível notá-la vale a pena visitar o médico.

Significado da presença de sangue no esperma

Na maioria dos casos, você não consegue encontrar a explicação para a presença de sangue no sêmen e geralmente ele desaparece em pouco tempo sem necessitar de tratamento. Por exemplo, quando o sangramento ocorre devido a uma ruptura de vasos sanguíneos nas glândulas seminais (onde a maior parte do fluido que constitui o sêmen é produzido) o sangue desaparece rapidamente. Em outras ocasiões, as causas podem ser inflamação, infecção ou lesão em alguma parte do sistema reprodutor (pênis, uretra, testículos, próstata ou epidídimo). Nesses casos, exige-se tratamento. A perda de sangue também pode ser sinal de câncer de testículo ou próstata.

Outros sintomas do sangramento no pênis

Pode haver dor ao urinar, ejacular e evacuar. Outros sintomas que podem acompanhar o sangramento são febre, calafrios, inflamação e aumento da sensibilidade do saco escrotal e do pênis.

Foto: © sharptoyou - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas do sangramento no pênis pós-sexo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade