Sangramento após a pílula do dia seguinte

Na maioria das vezes, não é grave sofrer algum sangramento após tomar a pílula contraceptiva de emergência, também chamada de pílula do dia seguinte. Normalmente, ocorre um sangramento ou menstruação nos 15 dias que seguem a ingestão da pílula do dia seguinte.

Causas do sangramento após tomar a pílula

As pílulas do dia seguinte contêm hormônios como a progesterona ou uma combinação hormonal de progesterona com estrogênio que podem causar sangramento vaginal inesperado, principalmente por conta da alta concentração de hormônios que possuem.

Gravidade do sangramento após ingestão da pílula

Apesar de não ser um efeito colateral comum, não se preocupe se você sangrar depois de tomar a pílula do dia seguinte porque não é algo grave e o sangramento desaparece depois de seu próximo período menstrual.

Outros sintomas após tomar a pílula

É importante notar que o sangramento inesperado pode ser devido a outras causas que, raramente, são sinais de problemas de saúde graves. Assim, se surgirem outros sintomas como dor abdominal intensa, tonturas, sangramento por mais de dois dias consecutivos ou mais abundante, consulte o seu médico.

Teste de gravidez após tomar a pílula

É aconselhável realizar um teste de gravidez dez dias depois de tomar a pílula do dia seguinte para certificar-se que o medicamento funcionou corretamente.

Menstruação após tomar a pílula

Depois de tomar a pílula contraceptiva de emergência, o próximo período vai chegar no mês seguinte. A data esperada para a menstruação pode adiantar ou atrasar até uma semana. Se o período não chegar no prazo de uma semana a partir da data esperada, você deve fazer um teste de gravidez.

Foto: © Image Point Fr - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sangramento após a pílula do dia seguinte', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.