Coceira na vagina: causas e tratamento

A coceira na vagina caracteriza-se por um comichão intenso, que pode ser causado por quadros de alergias ou pela candidíase. A coceira pode se manifestar tanto na área interna da vagina quanto na região externa.

Causas da coceira na vagina

As causas da coceira na vagina podem ir desde o uso de calcinhas que não sejam de algodão ou de calças jeans diariamente até a presença de fungos ou bactérias, que também podem gerar corrimentos e inchaço. A candidíase, causada pelo desequilíbrio dos fungos que habitam essa região, é uma das principais causas da coceira na vagina.

Sintomas da candidíase

As chances de a coceira na vagina ser causada por candidíase aumentam se houver sintomas como corrimento branco leitoso, com ou sem mau cheiro, dor ao urinar e coceira na região interna e externa da vagina.

Tratamento para coceira na vagina

O tratamento para coceira na vagina depende da sua causa. No caso da candidíase, o médico fará uma avaliação e provavelmente prescreverá antifúngicos orais e pomadas para candidíase. No caso de infecções alérgicas, a origem da alergia deve ser identificada para, então, ser feita a prescrição do tratamento.

Importante: consulte sempre um especialista antes de utilizar qualquer medicamento para coceira na vagina, pois apenas um médico poderá identificar a causa e a melhor abordagem para combater o problema.

Como evitar a coceira na vagina

É recomendado utilizar roupa íntima de algodão, ter uma boa higiene íntima, evitar o uso de calças muito justas, cuidar da alimentação, evitando doces e frituras, e usar preservativo para evitar a contaminação com DSTs.

Remédio caseiro para coceira na vagina

Um preparado de ervas é muito indicado para combater a coceira na vagina, já que possui propriedades antimicrobianas. Alecrim, sálvia e tomilho ajudam a regenerar a mucosa da região e devem ser misturados a 375 mililitros de água fervida. Após deixar a infusão descansar por 20 minutos, coe a mistura e utilize-a para limpar a região duas vezes por dia.

Foto: © namtipStudio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Coceira na vagina: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.