Colapso - Definição


Definição de colapso

Um colapso é uma queda de pressão de um líquido corporal que afeta o órgão onde ele se encontra. Este termo é atualmente utilizado para falar de colapso circulatório. No coração, ele é caracterizado por uma queda brutal de pressão sanguínea, causando uma série de sinais clínicos como prostração (perda brutal das forças musculares), cianose (coloração azulada dos lábios), frio nas extremidades, taquicardia e hipotensão. Ele pode ser causado por uma grande hemorragia, infarto, reação alérgica severa ou infecção. Assim que a causa deste choque for encontrada, deve ser imediatamente tratada.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de dezembro de 2017 às 17:23 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Colapso - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Colágeno - Definição
Cirrose descompensada - Definição