Doenças que causam cansaço

O cansaço é uma manifestação que pode ter diversas causas, que vão das mais simples às mais graves. Na verdade, o cansaço é denominador comum de diversas condições e doenças. A seguir, listamos algumas doenças ligadas ao cansaço e quando é recomendado consultar um médico.

Cansaço ou astenia

O cansaço ou astenia é um dos motivos mais frequentes de consulta médica, podendo estar associado a outros sintomas. Ao contrário do cansaço, a astenia não diminui quando a pessoa descansa e, geralmente, está ligada a males orgânicos. Caso o sintoma persista por muito tempo e não esteja ligado à privação de sono ou doenças já conhecidas, é recomendável consultar um médico. Outros sintomas como perda de apetite, emagrecimento e febre são um sinal alarmante.

Causas do cansaço

As possíveis causas de cansaço ou astenia são inúmeras.

Distúrbios do sono

A dificuldade para dormir, a insônia e sono breve, bem como perturbações biológicas, como trabalho no período noturno, jet lag - desajuste do relógio biológico devido a longas viagens de avião - e apneia do sono podem estar ligados ao cansaço.

Ansiedade e depressão

A síndrome depressiva de intensidade moderada, o trabalho excessivo, que causa a síndrome de burnout, um grande estresse e ataques de pânico também geram sintomas de cansaço.

Cansaço na gravidez

A gravidez é uma fase da vida da mulher em que o cansaço pode estar muito presente. As causas do cansaço na gravidez são muitas e podem haver origens simultâneas. Em primeiro lugar, o peso ganho durante a gestação pode provocar cansaço pela maior dificuldade que a mulher terá em se locomover e realizar as tarefas do dia a dia. Junto a isso, o estresse ligado à preocupação de ter uma vida sob sua responsabilidade também pode desencadear estados de astenia. Por fim, as necessidades nutricionais do feto podem causar déficits de vitaminas e minerais, que também causam cansaço.

Outras causas do cansaço

Uma má alimentação, déficit de proteínas, fibras alimentares, vitaminas, ingestão de remédio contra hipertensão, infecções virais, bacterianas ou parasitárias, problemas metabólicos e endócrinos, como hipotireoidismo e hipertireoidismo, doenças neurológicas e musculares, câncer e quimioterapia, linfoma, anemia, hepatite B, hepatite C e doenças inflamatórias podem causar cansaço físico crônico. A velhice e o sedentarismo também podem gerar esse sintoma.

Quando consultar o médico

Nunca se deve desprezar os sintomas de cansaço, pois, em alguns casos, eles podem ser a origem de doenças leves ou graves. Em uma consulta médica, o especialista fará uma avaliação de todas as condições físicas da pessoa e poderá dar um diagnóstico preciso.

Foto: © Olena Zaskochenko - Shuttertock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Doenças que causam cansaço', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade