É possível saber se um adulto já foi abusado sexualmente?

nika9890 - 12 abr 2022 às 20:58
Boa noite,

Gostaria de saber quais sinais um adulto apresenta se houve um abuso sexual por parte do pai na infância dele, e se é possível que ele não tenha lembranças sobre o ato em si, apenas de momentos em que ele correu com medo do pai, flashes sobre ver o orgão genital de um homem adulto, etc.

Meu marido possui dificuldades de relacionamento com o pai, experiências traumáticas em relação a abusos psicológicos vindos dele, ao ponto de quando lida com esses assuntos sofrer de diversos sintomas psicossomáticos como diarreia, dores de cabeça e musculares etc. O pai dele é extremamente controlador, exigente, autoritário, conservador e tem dificuldades em demonstrar afeto e se comunicar, por isso recentemente romperam o relacionamento, já que é muito nocivo para meu marido, porém o pai dele continua querendo o ver, e qualquer contato com ele, meu marido fica muito ansioso e entra em crise novamente.

Ele acredita que pode haver a possibilidade de ter acontecido algum abuso sexual na sua infância e que pode ter vindo do pai. Mas como não tem memórias muito claras sobre isso, ficamos sem saber o que realmente pode ter acontecido.

Se alguém puder me ajudar a esclarecer o assunto e como lidar com isso, ficaria muito agradecida e mais preparada para ajudar meu marido, que sofre muito com isso.

PS: Ele faz terapia, o que ajuda muito. Apenas quero saber mais sobre o assunto para saber o acolher melhor. Obrigada.