Qual especialidade procurar para fazer terapia nesse caso?
Oliverbru
-
22 fev 2023 às 13:40
Eu quero fazer algum tipo de terapia e ter um diagnóstico do que eu possivelmente posso ter, porém não sei qual especialidade ou qual tipo de terapia é o ideal para mim. Peço desculpas pelo texto grande, mas é o melhor jeito que consigo me expressar.
Eu tenho problemas desde muito nova que me acompanham até hoje, mas atualmente eu me sinto totalmente prejudicada, quase um pedido de "socorro" para mudar o meu jeito de ser e pensar, já que está afetando tudo em minha vida. Na minha escola primária, minha diretora orientou meus pais dizendo que eu tinha TDAH que não foi trabalhada, mas nunca meus pais realmente buscaram. Sempre tive problemas com atrasos e horários. Tenho muita dificuldade em pensar no meu futuro e nunca consigo ter um plano de vida, me sinto constantemente perdida, não consigo passar confiança ou visão de futuro para meus companheiros, o que prejudicou dois dos meus únicos relacionamentos. Sou bastante desligada, distraída e por vezes até lerda.. algumas vezes até me sinto burra pois tenho o meu próprio jeito de fazer as coisas, o que algumas pessoas acham como ineficaz ou mal feito. Rapidamente esqueço das coisas e não me recordo quando alguém tenta né lembrar de um momento.
Eu sempre fui extremamente ansiosa, muitas vezes em estado depressivo, pensamento negativos, muita dificuldade de terminar algo que me proponho a fazer por falta de força de vontade e motivação. Sempre que quero começar algo eu antes de tentar já começo a colocar vários problemas e nunca procuro as soluções, então eu nunca começo nada por já achar que vai dar errado. Tenho síndrome das pernas inquietas e desde muito nova nunca melhorou. Tenho um cansaço absurdo todos os dias, estou sempre com sono e não importa se me alimento bem, faça exercícios físicos, durma bem e tome vitaminas, esse sono absurdo nunca passa.
É um tipo de cansaço debilitante, um cansaço mental também, que me atrapalha em todas as áreas da minha vida. Penso o tempo todo em ficar só deitada e quando estou fazendo algo já quero logo terminar para ir pra casa e deitar ou dormir. As vezes tenho um desânimo debilitante que nada me faz querer reagir. Sou uma pessoa que não sei o que quero de verdade, quando tenho empolgação (raramente) com algo, nunca consigo manter isso, logo eu desânimo e fico sem força de vontade nenhuma de continuar. Não vejo muito sentido nas coisas ou rapidamente me desinteresso. Tenho dificuldade de interação social, não consigo conversar e sempre em todo lugar que vou escuto alguém dizer de maneira sarcástica "você conversa demais nossa", "Não aguento mais ouvir sua voz de tanto que você fala", "fala alguma coisa" e etc... E não é porque acho a pessoa desinteressante ou a conversa desinteressante, eu simplesmente só não sei o que falar ou nao tenho mesmo vontade de falar nada e fico por muito tempo calada. Também tenho medo de tudo, medo de tudo dar errado. Tenho minha carteira de motorista mas não consigo dirigir por medo.
Já me perguntaram se tenho algum problema, se tenho autismo, tdah, depressão ou algo assim, porém nem eu mesma sei. Só consigo me expressar bem por escrita ou quando cheguei a um nível de acúmulo de problemas e em um ataque de ódio sair falando sem parar para aliviar. Não consigo desabafar sempre, só quando já estou no meu limite. Tenho pensamentos limitantes, baixa auto estima, sempre acredito que não consigo nada ou que as pessoas não gostam tanto de mim. Tenho muito medo de incomodar as pessoas também, por isso sou muito reservada, calada e odeio me expor ou falar muito da minha vida, tenho pavor de apresentação em público. Portanto, eu gostaria de entender o que eu posso ter. Tenho a sensação de que vou explodir a qualquer momento, nem eu mesma estou aguentando me sentir assim. Uma angústia e aflição sem fim. Até desenvolvi artrite reumatóide aos 22 anos e percebo uma piora nas dores sempre que estou com pensamento acelerado. Atualmente tenho 28 anos.
Na realidade eu não disse nem metade dos sintomas e coisas que sinto. Dei um breve resumo para que eu tenha um direcionamento sobre qual o melhor tratamento para esse caso. Se procuro um psicólogo, psiquiatra ou algum outro. Quem puder me ajudar agradeço muito.
Veja também:
Qual especialidade procurar para fazer terapia nesse caso?