RJ quer vacinar 12 milhões contra febre amarela

RJ quer vacinar 12 milhões contra febre amarela
Ação em 92 municípios busca prevenir expansão da doença presente nos três estados vizinhos

(CCM SAÚDE) — A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro anunciou na última sexta-feira (10) que pretende vacinar toda a população do estado contra a febre amarela até o fim do ano. No total, a pasta planeja imunizar 12 milhões de pessoas nos 92 municípios fluminenses. A primeira etapa da ação, que deve ser completada em maio, vai proteger 3 milhões de habitantes.

A medida, segundo a secretaria, tem como objetivo prevenir a expansão da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, para o estado. Nos vizinhos Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo estão concentrados o maior número de casos de febre amarela neste ano, mas o Rio ainda não registrou nenhuma ocorrência.

Até a última semana, 30 cidades na divisa com os três estados já possuíam indicação de vacinação dos habitantes. A nova determinação expande as ações para todos os municípios do estado, inclusive a capital. As campanhas, de responsabilidade municipal, começam no fim de março. O plano do governo estadual é vacinal 1,5 milhão de pessoas por mês até novembro, totalizando 12 milhões.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou apoiar a decisão do Rio de Janeiro e garantiu que o montante necessário de doses da vacina de febre amarela será enviado ao estado conforme solicitação da secretaria.

Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter