Estudo descobre por que barriga causa câncer

Estudo descobre por que barriga causa câncer
Risco de doença aumenta em pacientes com gordura abdominal por conta de liberação de proteína

(CCM SAÚDE) — Há muito tempo já se sabe que o aumento da circunferência abdominal eleva o risco de câncer e outras doenças. No entanto, só agora pesquisadores foram capazes de explicar a relação entre obesidade e a doença.

O estudo, realizado por cientistas da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que a gordura abdominal libera uma proteína, chamada fibroblasto fator de crescimento 2 (FGF2), que pode levar células saudáveis a se transformarem em células cancerosas.

O trabalho, comandado pela toxicologista Jamie Bernard, também mostrou que a gordura visceral, localizada de modo mais profundo no organismo, libera mais FGF2 e é, portanto, mais perigosa do que a gordura subcutânea, que é armazenada logo abaixo da pele.

"Nosso estudo sugere que o índice de massa corporal (IMC) pode não ser o melhor indicador para se avaliar o risco de câncer em obesos e sim a obesidade abdominal. Entender a causa desse processo vai nos ajudar a propor novas terapias e mudanças na dieta de pacientes com risco elevado da doença", afirma Bernard.

Foto: © kurhan - 123RF.com