Muito carboidrato pode ser pior do que gordura

Muito carboidrato pode ser pior do que gordura
Estudo publicado na 'The Lancet' aponta que, em excesso, carboidratos oferece maior risco de morte

(CCM SAÚDE) — Uma pesquisa publicada na revista científica ‘The Lancet’ leva polêmica a respeito do consumo de carboidratos. Segundo o estudo, eles podem ser mais perigosos do que a gordura, se consumidos em excesso.

Conduzido com cerca de 135 mil pessoas de 18 países, o estudo acompanhou indivíduos por um período médio de sete anos e meio, coletando informações para associar sua alimentação a problemas cardiovasculares como infarto, AVC e insuficiência cardíaca.

Ao dividirem e compararem grupos de maior e menor consumo de carboidratos e gorduras, os cientistas descobriram que, entre os óbitos notificados, a mortalidade era 28% maior entre os que consumiam mais carboidrato e 23% entre os que ingeriam mais gordura.

Embora os resultados sejam concretos, alguns pesquisadores questionaram o fato de o estudo não ter considerado fatores de risco como o tabagismo, por exemplo, que eleva os riscos de morte por doenças cardiovasculares.

Em geral, especialistas recomendam que seja reduzido o consumo de carboidrato simples, como açúcar, doce e cereais refinados, mantendo a ingestão de arroz, batata, aveia, legumes e frutas.

Foto: © Robyn Mackenzie - Shutterstock.com