DIU pode prevenir câncer do colo do útero

DIU pode prevenir câncer do colo do útero
Estudo demonstra que método contraceptivo pode reduzir casos da doença em até um terço

(CCM SAÚDE) — Estudo da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que o uso do DIU como método contraceptivo pode reduzir em até um terço o risco de câncer de colo do útero no futuro.

O trabalho revisou estudos que envolveram cerca de 12 mil mulheres em diferentes países e a relação entre DIU e menos casos de câncer chamou a atenção dos pesquisadores. As causas para o efeito protetivo do anticoncepcional, no entanto, não foram identificadas.

Há duas hipóteses para ela. A primeira crê que a inserção do DIU no útero provoca uma reação imunológica do organismo que combate uma possível presença do papilomavírus humano (HPV), responsável pelo desenvolvimento do câncer no futuro. Já outra possibilidade é que a retirada do aparelho elimine células que contenham o vírus.

O estudo também não foi capaz de determinar se há diferença na eficácia entre o DIU de cobre e o DIU hormonal. Apesar da necessidade de mais testes sobre o tema, os resultados foram considerados positivos por Victoria Cortessis, autora da pesquisa.

"O padrão que encontramos é impressionante. A possibilidade de uma mulher poder melhorar o controle do câncer no momento de tomar uma decisão sobre sua contracepção pode ser muito impactante", disse a especialista ao jornal britânico 'The Guardian'.

Foto: © JPC-PROD - Shutterstock.com