Dieta radical pode reverter diabetes tipo 2

Pedro.CCM - 12 de dezembro de 2017 - 09:19
Dieta radical pode reverter diabetes tipo 2
Estudo mostrou que 90% das pessoas que alteraram o regime alimentar ficaram livres dos sintomas e riscos da doença

(CCM SAÚDE) — O diabetes tipo 2 pode ser revertido em 90% dos casos apenas com a adoção de uma dieta radical, aponta estudo das universidades de Newcastle e Glasgow, no Reino Unido.


A pesquisa, considerada um marco no conhecimento sobre o diabetes, acompanhou 298 pacientes adultos entre 20 e 65 anos diagnosticados com a doença nos últimos seis anos. Ao final de um ano, nove em cada dez voluntários que perderam 15 kg ou mais se livraram dos sintomas e riscos do diabetes.

Os resultados, que reduziram em média o peso dos pacientes em 10 kg, foram obtidos através da ingestão diária de uma fórmula entre 825 e 853 calorias ao longo de três a cinco meses. Na sequência, a reintrodução à alimentação sólida durou até oito semanas sob acompanhamento dos pesquisadores.

"O estudo sugere que até pessoas com diabetes tipo 2 por seis anos poderiam colocar a doença em remissão. Em comparação com outras abordagens, o foco da dieta é a manutenção a longo prazo da perda de peso através do regime alimentar e os exercícios", aponta Michael Lean, um dos coautores da pesquisa.

O diabetes é um dos principais subprodutos da epidemia de obesidade em todo o mundo. O número de pacientes com a doença saltou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014. A expectativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 642 milhões de pessoas sejam diabéticas em 2040.

Foto: © dolgachov - 123RF.com