Consumo de peixe melhora sono e aumenta QI

Pedro Muxfeldt - 22 de dezembro de 2017 - 09:34
Consumo de peixe melhora sono e aumenta QI
Pesquisa mostrou que crianças que comem peixe uma vez por semana se desenvolvem melhor

(CCM SAÚDE) — Crianças que comem peixe ao menos uma vez por semana apresentam maior qualidade de sono e melhores resultados em testes de QI, aponta estudo da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos.


O teste foi feito com 541 crianças chinesas de 9 a 11 anos. Elas e seus pais deviam informar sobre o hábito de consumo de peixe e padrões de sono. Na sequência, os pequenos eram submetidos a testes de habilidades verbais e não verbais com questões de lógica, cálculo e vocabulário, por exemplo.

Em média, os participantes com maior costume de ingerir peixes apresentaram sono de melhor qualidade - com menos cochilos durante o dia e interrupções à noite - e resultados 4,8 pontos superiores nos exames de inteligência.

Segundo os pesquisadores, a melhora no sono gerada pelo consumo de peixes seria a causa para o melhor desempenho das crianças nos testes de QI. Por outro lado, a falta de sono está associada a comportamentos antissociais, por sua vez ligados à perda cognitiva.

O estudo defende, por fim, que os peixes sejam introduzidos na dieta de bebês desde o início. Aos 10 meses, por exemplo, a criança já pode comer peixes, desde que em pedaços muito pequenos e livres de espinhas.

Foto: © clubclose - Shutterstock.com