Sessão de exercício protege coração por 5 dias

Natali_CCM - 26 de dezembro de 2017 - 15:31
Sessão de exercício protege coração por 5 dias
Pesquisas apontam que atividade física tem muitos efeitos sobre a incidência de infartos

(CCM SAÚDE) — Um estudo publicado no jornal da 'Associação Médica Americana' informa que apenas uma sessão de atividade física oferece uma proteção ao coração por um período de até cinco dias.


A conclusão foi obtida após uma análise de pesquisas feitas com roedores, que tiveram ataques cardíacos induzidos e, depois, foram submetidos a uma análise da gravidade do infarto, ou seja, quanto do tecido cardíaco foi afetado pelo acontecimento.

Entre as cobaias estavam as que tinha acabado de se exercitar e outras que não praticavam exercícios físicos. "Todos os estudos apontaram que uma única sessão de exercício levou a um ataque cardíaco menos grave, e esse efeito perdura por dias", observou o pesquisador Dick Thijssen, professor de Fisiologia Cardiovascular e Exercícios da Universidade Liverpool John Moores, no Reino Unido.

Segundo a equipe de cientistas comandada por Thijssen, a razão para que isso aconteça é que a atividade física libera uma substância que reduz a gravidade do infarto.

"Esses benefícios ocorrem mesmo na ausência de mudanças em outros fatores de risco cardiovascular, como a pressão sanguínea, colesterol e o peso", disse Thijssen. "Os efeitos duram por quatro a cinco dias", completou.

Nos estudos, as cobaias foram submetidas a sessões de exercício de intensidade moderada a alta por cerca de uma hora.

Foto: © maridav - 123RF.com