SUS passa a oferecer remédio que previne HIV

Natali Chiconi - 28 de dezembro de 2017 - 05:16
SUS passa a oferecer remédio que previne HIV
Comprimido, denominado Truvada, poderá ser utilizado por quem ainda não teve contato com o vírus

(CCM SAÚDE) — Um medicamento já indicado para terapias antirretrovirais estará disponível também para quem ainda não teve contato com o vírus HIV, informou o Sistema Único de Saúde.


Ainda em dezembro, o SUS oferecerá o Truvada, nome do medicamento que impede a propagação do vírus da Aids na corrente sanguínea, para 12 estados brasileiros.

Fabricado por um grupo dos Estados Unidos, o medicamento é indicado para quem está exposto ao vírus durante a relação sexual como, por exemplo, profissionais do sexo. Entretanto, é importante destacar que o uso do preservativo ainda é muito importante, pois o Truvada não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A distribuição do medicamento pelo SUS dará prioridade a 7 mil pessoas com mais de 18 anos, tidas como membros do grupo com risco de contaminação, incluindo homens que se relacionam com homens, transexuais, profissionais de saúde e casais sorodiscordantes - quando um dos parceiros possui HIV e o outro não.

O medicamento, atualmente, é contraindicado para pessoas com doenças renais e desgaste nos ossos e estará disponível nas capitais Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Manaus e São Paulo.

Foto: © Hongqi zhang - 123RF.com