Infecções simples podem causar colite crônica

Pedro.CCM - 29 de dezembro de 2017 - 12:09
Infecções simples podem causar colite crônica
Quatro casos de Salmonella levaram à formação de lesões irreversíveis sobre o intestino

(CCM SAÚDE) — Casos recorrentes de infecções bacterianas simples e que sequer precisam de tratamento podem ter como efeito colateral de longo prazo o desenvolvimento de inflamações crônicas no intestino e chegar até a quadros graves de colite.


Essa conclusão faz parte dos resultados de um estudo pioneiro realizado por pesquisadores do Instituto Médico Sanford Burnham, nos Estados Unidos, e publicado na revista 'Science'. Os testes realizados com camundongos contrariaram as hipóteses iniciais dos cientistas e trazem novidades para o estudo das doenças inflamatórias intestinais.

Durante os experimentos, os ratos foram infectados quatro vezes com a bactéria Salmonella typhimurium, que provoca intoxicação alimentar leve e, na maioria dos casos, é combatida de maneira espontânea pelos anticorpos em questão de dias.

No entanto, as contínuas infecções, apesar de muitas vezes sequer apresentar sintomas, foram deteriorando a saúde intestinal dos animais em uma sequência de acontecimentos não prevista pela equipe. "Os resultados foram surpreendentes. Observamos o surgimento de uma doença inflamatória progressiva e irreversível causada pelas infecções prévias cujo patógeno havia sido eliminado facilmente", aponta Won Ho Yang, um dos principais autores do estudo.

Após a quarta infecção, o quadro inflamatório era crescente e todas as cobaias apresentavam colite, ou seja, inflamação do cólon. Mesmo com a interrupção das infecções, a doença não regrediu. Esses resultados, afirmam os cientistas, podem ter impactos importantes.

"Em primeiro lugar, descobrimos uma origem patogênica para a inflamação intestinal. A Salmonella descobriu uma forma de destruir um mecanismo de prevenção. Além disso, o estudo é de grande preocupação porque esse tipo de infecção simples é mais comum do que imaginamos até mesmo por poder surgir sem sintomas", diz Jamey Marth, líder das pesquisas.

Foto: © antoniodiaz - Shutterstock.com