Inteligência artificial detecta doenças cardíacas

Pedro.CCM - 5 de janeiro de 2018 - 07:33
Inteligência artificial detecta doenças cardíacas
Técnica semelhante está sendo desenvolvida para diagnóstico do câncer de pulmão

(CCM SAÚDE) — A detecção de doenças cardíacas deve ficar mais fácil e precisa em breve. Um sistema de inteligência artificial criado no hospital John Radcliffe, no Reino Unido, promete acertar 100% dos diagnósticos ao analisar resultados de exames.


O Ultromics, nome dado ao sistema, será implementado ainda em 2018 na rede pública de saúde britânica. Segundo o cardiologista Paul Leeson, um dos responsáveis pela criação, o aparelho vai auxiliar médicos e reduzir custos com exames e cirurgias desnecessárias e atendimentos de urgência.

Em média, 20% dos diagnósticos feitos atualmente é equivocado, diz ele. Em números gerais, isso significa que 12 mil dos 60 mil exames sobre o funcionamento do coração realizados anualmente no Reino Unido são avaliados de maneira errada pelos profissionais de saúde.

Simultaneamente, outro sistema vem sendo desenvolvido no país para o diagnóstico do câncer de pulmão. O dispositivo, ainda sem precisão de uso generalizado, estuda a formação de nódulos no órgão e, além de apontar a presença do câncer, também é capaz de indicar com antecedência quanto ao caráter benigno ou maligno da doença.

Foto: © Tyler Olson - 123RF.com