Fast food tem o efeito de bactéria no corpo

Natali Chiconi - 12 de janeiro de 2018 - 09:51
Fast food tem o efeito de bactéria no corpo
Pesquisa indica que dieta gordurosa faz com que o organismo gere uma resposta inflamatória

(CCM SAÚDE) — Alguns dos efeitos maléficos das comidas gordurosas já são conhecidos, mas uma pesquisa recente indica que fast food provoca a mesma reação do corpo que uma infecção bacteriana.


A descoberta, feita por cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, avaliou ratos alimentados com quantidades baixas de nutrientes, que desenvolveram respostas inflamatórias potencializando a atividade do sistema imune.

Publicado na revista 'Cell', o estudo alimentou ratos com uma dieta rica em gordura, açúcar e poucas fibras por um mês. Com o tempo, eles desenvolveram indícios de uma infecção semelhante à causada por bactérias maléficas.

"A dieta não saudável levou a um aumento inesperado do número de células imunes no sangue dos ratos. Essa foi uma indicação para o surgimento de células imunes na medula óssea", explica, em comunicado, Anette Christ, pesquisadora da Universidade de Bonn e uma das autoras do estudo.

Outro dado importante é que, mesmo depois de alterada a dieta dos ratos para cereais, a inflamação só desapareceu depois da quarta semana, o que, segundo os autores da pesquisa, pode desencadear doenças vasculares, diabetes tipo 2 e elevar o risco de um acidente vascular cerebral (AVC) e ataques cardíacos.

Foto: © milkos - 123RF.com