Exame de sangue aponta oito tipos de câncer

Exame de sangue aponta oito tipos de câncer
Entre eles, cinco formas da doença ainda não possuem testes de rastreamento disponíveis

(CCM SAÚDE) — Um novo exame de sangue capaz de detectar até oito tipos de câncer obteve resultados bastante positivos em testes realizados por cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

O exame busca erros de DNA no sangue e em proteínas associadas a diferentes formas de câncer. Em média, o teste, feito em mais de mil pacientes, acertou o diagnóstico em 70% dos casos. No entanto, pacientes em estágio 1 da doença - mais precoce - a taxa de sucesso foi de apenas 40%.

Ao todo, oito formas da doença foram buscadas pelos pesquisadores. Cinco delas - ovário, fígado, estômago, pâncreas e esôfago - ainda não possuem testes de rastreamento disponíveis para o público. Os outros tipos foram câncer de mama, colorretal e pulmonar.

Além disso, o oncologista Kenneth Kinzler, autor do trabalho, apontou que houve apenas sete casos de falsos positivos. "Isso é essencial porque falsos positivos levam o paciente a testes invasivos e desnecessários", diz ele.

Na sequência dos estudos, cujos primeiros resultados foram divulgados em 2015, os cientistas esperam ser capazes de aumentar a detecção nos estágios iniciais da doença, chegando inclusive a casos em que o câncer ainda não provocou sintomas.

Foto: © alexraths - 123RF.com