Plantas caseiras podem envenenar animais

Pedro.CCM - 23 de janeiro de 2018 - 10:51
Plantas caseiras podem envenenar animais
Casos de intoxicação podem até mesmo levar cães e gatos à morte; maconha está entre mais tóxicas

(CCM SAÚDE) — Plantas decorativas e ornamentais muito comuns dentro de casa podem ser bastante perigosas para os animais de estimação, mostra estudo da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP).


Um grupo de estudantes visitou clínicas veterinárias e apontou as 16 plantas que mais provocam intoxicação em cães e gatos. A lista é composta por antúrio, avenca, azaleia, bico-de-papagaio, comigo-niguém-pode, copo-de-leite, coroa de cristo, espada-de-são-jorge, espirradeira, fumo bravo, lírio, lírio-da-paz, maconha, mamona, tomate verde e violeta.

A número 1 no total de problemas entre os animais é a comigo-ninguém-pode, planta associada à proteção do lar. Substâncias como o oxalato de cálcio irritam a mucosa e causam inchaço e casos de asfixia, algumas vezes fatal.

Também chamou a atenção dos pesquisadores a presença da maconha na lista. Os casos de intoxicação podem ser provocados por ingestão direta da planta ou ao se fumar próximo ao animal. Os sintomas mais comuns são desorientação, convulsão e aumento da sensibilidade à dor.

Para tentar reduzir os quadros de intoxicação em cães e gatos, os alunos da USP passaram a alertar donos de animais de estimação através de cartazes afixados em clínicas veterinárias de São Paulo e outros estados.

Foto: © Onsuda Usanakornkul - 123RF.com