Campanha contra febre amarela começa hoje

Pedro Muxfeldt - 25 de janeiro de 2018 - 08:01
Campanha contra febre amarela começa hoje
Vacinação fracionada se inicia nesta quinta-feira (25) em São Paulo e Rio de Janeiro

(CCM SAÚDE) — Começa nesta quinta-feira (25) a campanha de vacinação contra a febre amarela em São Paulo e no Rio de Janeiro. A vacina distribuída nos dois estados a partir de hoje será fracionada, com uma dose atendendo cinco pessoas.


Em São Paulo, o objetivo é vacinar 9 milhões de pessoas nas zonas Sul e Leste da capital e outras 53 cidades. Não haverá distribuição de senhas nos locais de vacinação. Elas serão entregues diretamente na residência de moradores inscritos no Programa Saúde da Família. Quem não tem cadastro deve ir ao posto de saúde com comprovante de residência.

Já no Rio de Janeiro, a meta é imunizar 5 milhões de habitantes na capital e no interior. Apesar de fracionada, a vacina garante proteção completa contra o vírus da febre amarela. A única mudança diz respeito ao período de imunidade que é de oito anos, contra os 10 garantidos pela dose integral.

No entanto, alguns grupos deverão continuar recebendo a dose completa. São eles bebês com menos de dois anos, gestantes e moradores de áreas de risco que tenham baixa imunidade. Pessoas que precisem viajar para países que exigem a vacina também serão vacinados com a dose integral.

Nesta quarta-feira (24), o Ministério da Saúde atualizou os dados sobre a doença no país. Desde junho do ano passado, foram registrados 130 casos de febre amarela e 53 óbitos. Destes, 24 ocorreram em Minas Gerais, 21 em São Paulo e sete no Rio de Janeiro.

Foto: © Rarin Lee - Shutterstock.com