Bactéria em alimentos reduz glicose e colesterol

Pedro.CCM - 9 de fevereiro de 2018 - 14:22
Bactéria em alimentos reduz glicose e colesterol
Efeitos dos paraprobióticos foram testados em ratos durante estudo na Unicamp

(CCM SAÚDE) — A adição de um tipo de bactéria aos alimentos auxilia na redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue, revelou pesquisa da Faculdade de Engenharia dos Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Para o experimento, a equipe de cientistas acrescentou os chamados paraprobióticos a alimentos como suco, pão, macarrão e requeijão e inseriu esses produtos na dieta de camundongos enquanto outros não receberam a comida com as bactérias.

Ao final do experimento, o grupo que fez uso dos micro-organismos no regime alimentar apresentou níveis menores de glicose e colesterol, assim como um melhor funcionamento do intestino.

Para além da descoberta, outro dado relevante da pesquisa brasileira é a aplicação de bactérias mortas. Atualmente, os lactobacilos vivos enriquecem uma série de alimentos, mas não podem ser usados em produtos que passam por certas formas de preparo.

"Os paraprobióticos mortos podem ser adicionados em alimentos que passam por processos mais drásticos, como alta temperatura e pressão", afirma ao portal 'G1' a pesquisadora Caroline Nunes de Almada.

Testes com seres humanos estão no horizonte do grupo de pesquisa para que, no futuro, essas bactérias possam ser utilizadas na indústria alimentícia.

Foto: © udra11 - Shutterstock.com