Pães, doces e cereais são ligados ao câncer

Natali_CCM - 16 de fevereiro de 2018 - 11:01

Pães, doces e cereais são ligados ao câncer

Estudo conduzido na França mostra que o consumo de ultraprocessados aumenta o risco de ter a doença

(CCM SAÚDE) — Alimentos ultraprocessados como refrigerantes, cereais açucarados, pães e doces foram ligados a um risco maior de desenvolver câncer. A conclusão foi obtida a partir de um estudo realizado na França com 105 mil pessoas.



Denominada NutriNet-Santé, a pesquisa avaliou questionários preenchidos entre 2009 e 2017 e descobriu que alimentos com elevadas quantidades de lipídios, lipídios saturados, açúcares e sais adicionados, além de menor densidade de fibras e vitaminas, estão diretamente ligados a mais casos de câncer.

Segundo o estudo, a probabilidade de desenvolver câncer quando se ingere alimentos ultraprocessados é de 6% a 18% maior. A pesquisa foi publicada na revista 'British Medical Journal'. O câncer de mama, que apareceu na maioria das pesquisas, teve risco aumentado de 2% a 22%.

Entre os alimentos apontados como de risco estão pães, doces, sobremesas, cereais, bebidas açucaradas, carnes transformadas (almôndegas, presunto com aditivos etc.), massas e sopas instantâneas, pratos congelados, entre outros.

Os cientistas destacam, ainda, que grande parte das pessoas que consumia esses alimentos praticava pouca atividade física e fumava com frequência.

Foto: © Timmary - Shutterstock.com