Campanha só vacina 20% contra febre amarela

Pedro Muxfeldt - 19 de fevereiro de 2018 - 11:11
Campanha só vacina 20% contra febre amarela
Vacinação continuará ocorrendo em São Paulo e Rio de Janeiro até que meta seja cumprida

(CCM SAÚDE) — A campanha de vacinação contra a febre amarela em São Paulo e Rio de Janeiro imunizou apenas 19,2% do seu público-alvo (ou 3,9 milhões de pessoas), informou o Ministério da Saúde na última sexta-feira (16).


Por conta da baixa adesão, as campanhas, que inicialmente deveriam ser encerradas no último final de semana, serão mantidas até que índices mais elevados de vacinação sejam alcançados.

A situação é pior no Rio de Janeiro. Entre os fluminenses, 1,2 milhão de habitantes recebeu a vacina, o que equivale a 12% do público-alvo. Já em São Paulo, 2,7 milhões (26%) foram protegidos. Em cada um dos estados, a meta é imunizar cerca de 10 milhões de pessoas.

Além de Rio e São Paulo, a vacinação contra a febre amarela também será iniciada nesta segunda-feira (19) na Bahia. A capital Salvador e cidades vizinhas como Itaparica, Camaçari e Lauro de Freitas serão os locais onde a campanha se realizará.

O ministério também divulgou um novo boletim epidemiológico da febre amarela no país. Desde junho do ano passado já foram registrados 408 casos da doença e 118 óbitos. O órgão federal também apontou que não há ocorrências de febre amarela urbana, sendo todos os casos da modalidade silvestre.

Foto: © Yuriy Klochan - 123RF.com