Antidepressivos são eficazes, diz pesquisa

Pedro.CCM - 23 de fevereiro de 2018 - 13:17
Antidepressivos são eficazes, diz pesquisa
Segundo estudo, uma em cada seis pessoas não recebe tratamento adequado para a doença

(CCM SAÚDE) — Pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, colocou fim a uma polêmica que já durava anos. O estudo comprovou a eficácia de medicamentos antidepressivos, usualmente contestada na comunidade científica.


Para chegar a essa conclusão, o grupo de cientistas, liderado por Andrea Cipriani, levou seis anos para avaliar mais de 500 estudos sobre os efeitos de antidepressivos após oito semanas de uso. Ao final do levantamento, todas as drogas obtiveram melhores resultados do que os placebos.

No entanto, o estudo britânico também mostrou que há medicamentos mais eficazes que os outros. O que obteve maior sucesso foi a amitriptilina. Por outro lado, a fluoxetina, princípio ativo do Prozac, foi avaliada como a mais segura, isto é, que provoca os menores efeitos colaterais.

Por fim, a equipe de pesquisadores apontou que atualmente uma em cada seis pessoas com depressão não recebem o tratamento adequado por conta da baixa confiança de médicos nos benefícios dos antidepressivos. Essa taxa equivale a 58 milhões dos 350 milhões de portadores de depressão em todo o mundo.

Foto: © funnyangel - Shutterstock.com