Água com limão pode corroer os dentes

Natali_CCM - 26 de fevereiro de 2018 - 09:56

Água com limão pode corroer os dentes

Pesquisas indicam que bebidas ácidas degustadas longamente gerariam erosão dentária

(CCM SAÚDE) — Ingerir água com limão é uma prática comum entre várias pessoas, por ser uma alternativa saudável em relação ao refrigerante ou suco. Uma descoberta recente, no entanto, mostra que a bebida tem algumas desvantagens.



De acordo com uma equipe de cientistas do King’s College de Londres, no Reino Unido, ingerir água com limão entre as refeições ou saboreá-las por muito tempo na boca pode gerar erosão dentária.

A conclusão da pesquisa, publicada no 'British Dental Journal', baseou-se na dieta de 300 pessoas com erosão dentária severa. A grande maioria ingeria bebidas ácidas como chás de frutas, bebidas com açúcar e águas aromatizadas. Refrigerantes sem açúcar, segundo os estudiosos, são tão perigosos quanto os que contêm a substância.

Segundo o estudo, quem bebe água com uma rodela de limão ou chá cítrico tem 11 vezes mais chances de erosão dentária. Uma medida de combate seria tomá-las durante as refeições, já que mastigar eleva a produção de saliva, amenizando a acidez. Canudos também ajudam a evitar contato do líquido com os dentes. É recomendado também priorizar bebidas não ácidas, tais como água com ou sem gás, chá (não cítrico), café e leite.

"Se você toma as bebidas por longos períodos de tempo, por mais de cinco minutos, por exemplo, ou se você brinca com a fruta nos dentes antes de comê-la, você pode realmente deteriorar seus dentes", explica Saoirse O'Toole, uma das autoras da pesquisa, do Instituto Dental do King's College.

A recomendação para evitar a erosão não é suspender todas essas bebidas ou frutas ácidas, mas, sim, evitar o consumo de dois tipos de alimentos ou líquidos dessa categoria por dia. "Depois de comer uma maçã, tente não comer nada muito ácido mais tarde no dia", recomenda. "Se vai tomar vinho à noite, não tome chá de frutas de manhã", completa.

Foto: © Pixabay.