Bactéria da pele humana pode prevenir câncer

Pedro.CCM - 1 de março de 2018 - 13:13

Bactéria da pele humana pode prevenir câncer

Linhagem de estafilococo que impede crescimento de tumores está presente em 20% da população

(CCM SAÚDE) — Estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, fez uma descoberta promissora. Uma linhagem da bactéria Staphylococcus epidermidis encontrada na pele humana é capaz de prevenir o câncer.



O achado foi feito a partir de uma pesquisa que analisava as propriedades antimicrobianas de diversas espécies de estafilococos. Em experimentos com ratos, os cientistas identificaram um composto químico chamado 6-HAP com capacidade de bloquear o crescimento e multiplicação de células tumorais.

Ao final dos testes, os animais que receberam o 6-HAP tiveram tumores de melanoma, uma forma de câncer de pele, 60% menores do que os demais. Além disso, o grupo com o composto apresentou menos casos de câncer e menos tumores de pele pré-malignos.

Agora, o objetivo da equipe de pesquisadores é determinar quais as possíveis formas de aplicação dessa bactéria, presente em apenas 20% da população mundial, para a prevenção do câncer.

"A presença dessa linhagem pode garantir uma proteção natural contra o câncer ou ser usada como uma terapia para inibir o crescimento de tumores de melanoma e outras formas de câncer", aponta Richard Gallo, coautor do estudo, em entrevista ao jornal britânico 'The Guardian'.

Foto: © JuanGaertner - Shutterstock.com