Excesso de selfies é um transtorno mental

Natali_CCM - 6 de março de 2018 - 08:40

Excesso de selfies é um transtorno mental

Pesquisa indica que quem publica seis ou mais selfies por dia sofre de doença psiquiátrica

(CCM SAÚDE) — Um estudo feito por cientistas de Inglaterra e Índia demonstra que quem tira selfies em excesso sofre de uma doença mental, denominado 'selfitis crônica'.



O diagnóstico, feito com base na rotina de inúmeras pessoas em todo o mundo, que possuem seguidores nas redes sociais, alerta para o risco de desenvolver condições psiquiátricas sérias, segundo pesquisadores da Universidade de Nottingham Trent, na Inglaterra, e da Thiagarajar School of Management, na Índia.

A gravidade da situação, que se alastra por todos os países e atinge, principalmente, os jovens, levou à tomada de medidas no Reino Unido. Por lá, a Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH, na sigla em inglês), solicitou ao governo e às redes sociais que emitam alertas pop-up em celulares, indicando que a pessoa está online por mais de duas horas.

"Sete em cada dez adolescentes nos disseram que receberam apoio (de pessoas) nas redes sociais em tempos difíceis", diz Shirley Cramer, presidente-executivo da RSPH. "Mas também sabemos que a depressão e a ansiedade são alimentadas pelas redes sociais”, complementa o especialista.

A situação é tão grave que, em janeiro, mais de 100 especialistas em saúde infantil solicitaram ao Facebook que extinguisse o Messenger Kids, voltado a crianças com menos de 13 anos. Para eles, é "irresponsável" estimular crianças pequenas a usarem esse tipo de rede.

Foto: © Lighthunter - Shutterstock.com