Novo remédio para prevenir o AVC

Natali Chiconi - 8 de março de 2018 - 09:30
Novo remédio para prevenir o AVC
Anticoagulante evita a formação de coágulos que podem bloquear a passagem do sangue

(CCM SAÚDE) — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente a venda de um novo medicamento para evitar a coagulação do sangue, prevenindo o Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Denominado Lixiana, o novo remédio, que possui como princípio ativo a edoxabana, também pode ser utilizada apara prevenir trombose venosa e embolia pulmonar.

Esse anticoagulante atua da seguinte maneira: liga-se a um composto que coagula o sangue (fator Xa) e impede sua ação. Parte da classe de medicamentos estudados e desenvolvidos a partir dos anos 2000, a edoxabana compõe uma lista de remédios utilizados nas terapias de ação direta.

A principal diferença desse medicamento em relação aos utilizados nas terapias da geração anterior, como a varfarina, é que ele age diretamente no fator Xa, ao passo que os demais atuam sobre a vitamina K usada por esses compostos, podendo interagir com a alimentação e reduzir sua eficácia.

Produzida pela farmacêutica japonesa Daiichi Sankyio, a nova droga foi aprovada em 2011 no Japão e em 2015 nos Estados Unidos.

Foto: © lenetstan - Shutterstock.com

Veja também