Nova epidemia já matou 110 pessoas em 2018

Pedro.CCM - 9 de março de 2018 - 12:12

Nova epidemia já matou 110 pessoas em 2018

Febre de Lassa, doença similar ao ebola, afeta o sul da Nigéria; mais de 300 pessoas já foram infectadas

(CCM SAÚDE) — Uma nova epidemia vem se espalhando pela África Ocidental. Desde o início do ano, um surto de febre de Lassa no sul da Nigéria já vitimou 110 pessoas, segundo autoridades de saúde do país.



Ao todo, o vírus, transmitido por roedores e que também pode passar de pessoa para pessoa, já infectou 353 nigerianos em 2018. No ano passado inteiro, a doença, que é endêmica em diversos países da África Ocidental, foi diagnosticada em apenas 143 pacientes.

Com taxa de mortalidade de 20%, bem menor que os 80% do ebola, a febre de Lassa preocupa principalmente pela dificuldade de se identificar a doença no seu princípio, quando possui sintomas leves, e pelo risco de contaminação de familiares do paciente e profissionais de saúde.

"A taxa de transmissão é menor que o ebola, o que torna pouco provável que a epidemia se expanda tanto. Mas é preocupante porque quanto mais casos existirem, maior a dificuldade de limitar os contatos pessoais e de conter a epidemia", alerta Sylvain Baize, epidemiologista do Instituto Pasteur, na França, ao jornal 'Le Monde'.

Para evitar maiores danos, a principal ação das autoridades de saúde é diagnosticar a febre de Lassa o mais rápido possível e rastrear pessoas que poderiam ter se relacionado com o paciente durante o período de incubação do vírus.

Foto: © Jarun Ontakrai - 123RF.com