Ataque cardíaco: taxa dobra em locais poluídos

Natali_CCM - 20 de março de 2018 - 08:44

Ataque cardíaco: taxa dobra em locais poluídos

Pesquisa indica que a mudança na concentração de óxido de nitrogênio está ligada a esse fato

(CCM SAÚDE) — Uma pesquisa divulgada na revista 'European Journal of Preventive Cardiology' indica que a elevação súbita dos índices de poluição atmosférica impacta diretamente no risco de ter um ataque cardíaco.



De acordo com a pesquisa, feita na cidade de Jena, na Alemanha, com dados colhidos por sete anos, não apenas países com altas taxas de poluição merecem controle constante, mas também os que sofrem com aumento súbito de poluentes, especialmente o óxido de nitrogênio.

De acordo com a pesquisa, conduzida com 110 mil habitantes da cidade, houve 693 casos de pacientes diagnosticados com ataque cardíaco entre 2003 e 2010, período do estudo.

"Comparamos os dados de mudanças na concentração de ozônio, PM10 — partículas inaláveis suspensas no ar — e óxido de nitrogênio no ar pouco antes dos primeiros sintomas de ataque cardíaco de cada paciente com os de mudanças dos mesmos poluentes uma semana antes do ocorrido", explica Florian Rakers, pesquisador responsável pelo estudo.

O estudo indicou que o aumento de mais de 20 miligramas por metro cúbico de óxido de nitrogênio em 24 horas gerou mais do que o dobro de ocorrências de ataque cardíaco. Segundo os cientistas, esse aumento nos níveis de poluição pode ocorrer por alterações na intensidade do tráfego de veículos em um feriado ou no início das férias, por exemplo.

"Os óxidos de nitrogênio são emitidos principalmente pelos transportes, é preciso reduzir o tráfego de carros em nossas cidades", explica o pesquisador, dizendo que os carros a diesel são a maior fonte de óxido de nitrogênio.

A poluição, quando inalada, é liberada para a corrente sanguínea e deixa o sangue mais viscoso, elevando o risco de formação de trombos, que podem obstruir a veia coronária, elevando, assim, o risco de ataque cardíaco.

Foto: © Dmitry Kalinovsky - 123RF.com