Febre amarela: vacina indicada para todo Brasil

Pedro.CCM - 21 de março de 2018 - 06:51
Febre amarela: vacina indicada para todo Brasil
Até abril de 2019, regiões Sul e Nordeste serão incluídas na recomendação do Ministério da Saúde

(CCM SAÚDE) — A recomendação para vacinação contra a febre amarela será expandida para todo o território brasileiro, informou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (20). A ampliação será gradual e vai até abril de 2019.


Segundo o órgão federal, o processo será iniciado em julho deste ano quando a vacinação chegará aos três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), totalizando 11,3 milhões de pessoas no público-alvo da imunização.

Depois, já em 2019, sete estados nordestinos serão acrescentados: Piauí, em janeiro; Alagoas e Sergipe, em fevereiro; Paraíba e Pernambuco, em março; Ceará e Rio Grande do Norte, em abril. Nesse período, mais 25,3 milhões de brasileiros deverão ser vacinados. Bahia e Maranhão já têm indicação da vacina.

Em entrevista coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Adeílson Cavalcante, afirmou que apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, que já estão em campanha contra a doença distribuirão a vacina com dose fracionada. Os novos terão a dosagem integral.

Foto: © Antonio Gravante - 123RF.com